<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quinta-feira, novembro 18, 2004

Lübeck 



A minha viagem profissional a Luanda sofreu um adiamento (será em principio para o proximo Janeiro). Como tal e porque a viagem ao Norte da Alemanha não estaria minimamente completa sem uma passagem pela cidade medieval de Lübeck, patrimonio mundial da UNESCO, aqui vos deixo mais uma crônica. É certo que nesta ultima deslocação à Alemanha não tive a possibilidade de passar por lá, mas esta é uma das cidades que mais visitei durante a minha estadia por terras germânicas (até porque é a base da Ryan Air naquela zona).



Lübeck, rodeada pelo Rio Trave a oeste e o Rio Wakenitz a este, é seguramente uma das mais românticas cidades alemãs, fruto das suas inúmeras ruelas estreitas, das suas velhas casas onde as gárgulas pontificam, e das suas catedrais dos mais variados estilos (Gótico, Barroco, Renascentista, Clássico).

Lübeck tem recebido ao longo dos anos inúmeros artistas, onde pontificam Thomas e Heinrich Mann, o pintor e escultor Bernd Notke, o músico Dietrich Buxtehude (autor da Ida Boy-Ed), o poeta Emanuel Geibel e o recentemente Nobel da literatura, Gunter Grass.
Como é natural, isso reflecte-se no espírito artístico da cidade, onde sempre algo acontece (são inúmeros os mercados de rua, as feiras medievais, os concertos nas igrejas e afins). Não é à toa que o slogan da cidade é “World literature and world´s cultural heritage”.

Lübeck é também conhecida por ser a capital dos Marzipan, um doce típico dos paises nórdicos e que é desenhado nas mais diversas formas (dos tradicionais corações, a barcos, casas, animais e pessoas). As casas que os comercializam fazem-nos sentir no país das maravilhas, versão doçaria.



Uma vez em Lübeck é obrigatório visitar o Holsten Gate, o grande símbolo da cidade, a casa de Gunter Grass, a casa de Buddenbrook e as Catedrais (destaque para a Catedral do Diabo, onde reza a lenda, o dito “amigo” de cornos e rabo pontiagudo apareceu durante a sua construção, para a tentar impedir. Para tal ofereceu aos cansados trabalhadores um enorme banquete, para que durante o mesmo pude-se destruir o que já estava erguido. Os homens agradeceram mas resistiram à oferenda, abandonando o local da obra somente após a sua conclusão. Certeza, certeza é a de que encontram lá uma estatua do Diabo, o que não deixa de ser uma combinação única).

E visitas feitas deixem-se perder pelas ruas e ruelas e pelo mágico porto de Lübeck, fazendo inclusive um romântico cruzeiro pelos canais.

Para terminar não poderia falar desta cidade sem falar do seu mercado de Natal (Weihnachtsmarkt), que é seguramente um dos mais bonitos de toda a Alemanha e que transforma, esta já de si encantadora cidade, num autentico lugar de sonho. Começa na próxima segunda feira e termina somente a 23 de Dezembro. Se passarem por esses lados, vão até Lübeck... e deixem-se apaixonar.

A. Narciso @ quinta-feira, novembro 18, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer